Duas cooperativas de SP entre as vencedoras do Prêmio Cooperativa do Ano


Presidente da Coopertransc, Irinaldo Barreto, recebe troféu das mãos da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira

A entrega do Prêmio Cooperativa do Ano 2012, promovido pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Revista Globo Rural, ocorreu no dia 20 de novembro, em Brasília, com a presença de mais de 400 pessoas, entre autoridades e dirigentes de cooperativas. Vinte e um projetos ganharam o troféu do Prêmio em sete categorias. São Paulo ficou em primeiro na categoria Benefício, com a Coopertransc (São Carlos), e em segundo na categoria Inovação e Tecnologia, com a Coplana (Guariba).

Ao todo, 212 projetos de 138 cooperativas de 20 estados brasileiros participaram do Prêmio. A oitava edição do Cooperativa do Ano trouxe novidades como a etapa estadual, que selecionou 61 projetos vencedores das categorias em seus estados.  Foram estes campeões estaduais que disputaram a etapa nacional. Em São Paulo, além da Coopertransc e da Coplana, venceram as cooperativas Coopercitrus (categoria Atendimento), Unicred Rio Claro (Cooperativa Cidadã) e Camda (Desenvolvimento Sustentável).

A OCB também reconheceu o talento, a qualidade da gestão e a eficiência de 80 outras cooperativas de todo o Brasil, que receberam o selo “Projeto de Referência Estadual”. São projetos bem avaliados pela Comissão Julgadora, mas que não se classificaram para a final. As cooperativas paulistas Coopertransc, Transcooper, Cocapec e Coop tiveram projetos agraciados com o selo.


Vice-presidente da Coplana, Roberto Cestari, recebe troféu das mãos do presidente da Embrapa, Maurício Lopes

Campeões nacionais

A Coopertransc (Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de São Carlos) venceu a categoria Benefício com o projeto ‘Frota Segura’, um fundo para ressarcir danos em veículos de cooperados. Quase 100% da frota da cooperativa é coberta pelo fundo. Para contar com todos os benefícios oferecidos pelo fundo, os associados gastam até 80% a menos do que desembolsariam para contratar um seguro comercial. Mensalmente, o fundo arrecada cerca de R$ 403,6 mil, garantindo uma boa reserva para o pagamento de indenizações, em caso de sinistros.

A Coplana – Cooperativa Agroindustrial foi vice-campeã na categoria Inovação e Tecnologia com o projeto ‘Amendoim Premium com a mais moderna tecnologia do mundo’. A cooperativa investiu pesado nos últimos anos para agregar valor ao Amendoim Altamente Selecionado. Os investimentos aumentaram a capacidade de recebimento do amendoim em casca para beneficiamento de 10 toneladas/hora para 18 toneladas/hora. A exportação do produto, que era 144 toneladas em 2001, pulou para 26 mil toneladas no ano passado. O recebimento do amendoim em casca aumentou de 7.085 toneladas (safra 1984/85) para 75 mil toneladas na safra 2011/2012.

Intercooperação

O presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, faz questão de parabenizar todas as cooperativas que participaram do Prêmio Cooperativa do Ano. “O prêmio é um importante instrumento de intercooperação. Com tantos trabalhos de excelência, o Cooperativa do Ano se tornou uma vitrine a se espelhar para buscar qualidade na gestão e melhoria dos resultados nas cooperativas. Só tenho a parabenizar toda a equipe da OCB pela iniciativa, perseverança e avanços durante todos esses anos, e também cumprimentar as cooperativas que participam e fazem do Prêmio um grande sucesso”, ressalta Del Grande.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: